Como economizar e ser sustentável utilizando a água de reúso

//Como economizar e ser sustentável utilizando a água de reúso

A crise hídrica é uma constante em nosso país. Com a escassez de água, é necessário criar alternativas todo ano para aproveitar melhor os recursos hídricos e evitar o desperdício.

Em condomínios, é possível fazer a reutilização da água, por meio da implementação de um sistema de captação e reuso de água, principalmente água da chuva. Para isso, são utilizados equipamentos para captação e armazenamento da água para sua reutilização.

Para implementar o sistema coletor é preciso bacia coletora para telhado que vai captar água da chuva, calhas e coletoras que filtram e seguram resíduos, filtros de areia que filtre partículas, filtro desferrizador que retira o ferro e o manganês, unidade de desinfecção que elimina as bactérias, cisterna, sistema de pressurização, caixa de alimentação e as tubulações.

Tudo isso, é preciso para que a água coletada fique em estado de reutilização, mas ainda assim a qualidade é inferior a água potável e por isso, não é própria para consumo humano. Mas, ela pode ser reutilizada em:

– Geração de energia
– Refrigeração de equipamentos
– Lavagem de carros
– Irrigação
– Combate de incêndio
– Limpeza de ruas e praças
– Assentamento de poeira em obras de execução de aterros e terraplanagem
– Preparação e cura de concreto em canteiros de obra
– Para estabelecer umidade ótima em compactação e solos
– Desobstrução de rede de esgotos e águas pluviais

Além disso, é necessário fazer a manutenção e limpeza desse sistema regularmente impermeabilizando as cisternas e evitando o acúmulo de resíduos. Com esses cuidados, o condomínio fica preparado para evitar o desperdício, promover o uso inteligente da água e ainda garantir uma economia que pode chegar até 40% na conta geral de água e descontos no IPTU.

 

Fonte: aster.com.br/blog

By | 2018-02-05T17:52:16+00:00 fevereiro 5th, 2018|Notícias|0 Comments

About the Author: