Quer se eleger síndico? Veja essas cinco dicas que preparamos para você

//Quer se eleger síndico? Veja essas cinco dicas que preparamos para você
Confira cinco dicas que preparamos para você se tornar síndico do seu condomínio.

Ser síndico não é uma tarefa fácil. São diversas as responsabilidades que surgem para quem ocupa esse cargo. Além de ser responsável civil e criminal do condomínio, o gestor deve zelar pelos interesses da coletividade na tomada de decisões.

Apesar do receio de alguns moradores em tornar-se síndico, alguns condôminos ainda almejam essa função. E é bom que seja assim, já que a falta de candidatos a ocupar tal cargo cria a figura do síndico eterno, o que pode levar a acomodação na administração do edifício e, por consequência, a futuros problemas de gestão.

Por isso, oxigenar a gestão do condomínio pode ser fundamental para o bom funcionamento do empreendimento.

Se você está interessado em tornar-se síndico e deseja ser bem sucedido na eleição, veja algumas dicas que preparamos.

1- Mostrar interesse

 Informe aos demais moradores da sua intenção em se candidatar ao cargo de síndico. Nesse sentido, é recomendado ser articulado, se mostrar atencioso e deixar claro que os interesses coletivos são mais primordiais que os próprios.  

 2- Estude sobre as atribuições do cargo

 Leia com atenção a convenção do condomínio, se informe sobre os direitos e deveres do síndico. Dê uma atenção especial ao Código Civil e ao novo Código Processo Civil (CPC) para compreender suas particularidades ao que se refere a assuntos condominiais.

3- Planeje suas ações

 

Desenvolva um plano de ação que fique claro os objetivos do seu mandato em prol do desenvolvimento do condomínio. Mostre que você está a par da situação financeira e jurídica do edifício e que está apto a resolver futuros problemas que poderão aparecer no desenrolar do seu mandato. Mas seja justo e honesto. Não prometa algo que não poderá cumprir.

4 – Compartilhe o conhecimento

 Ser uma pessoa sensível a demanda dos outros é algo fundamental para sensibilizar seus eleitores. Conviva harmoniosamente com outros candidatos ou fale, de forma individualizada com outros moradores. Eles podem ter grandes ideias que irão melhorar o seu plano de gerenciamento.

5 – Seja cordial no dia da assembleia

 No momento da eleição, com os ânimos exaltados, é comum que algumas pessoas percam o controle da situação, em caso de derrota. Mas, evite ao máximo que isso aconteça com você. Lembre-se que, mesmo derrotado, outras eleições virão e você poderá se candidatar de novo e até mesmo vencer.

Peça a palavra após o anuncio do resultado e se mostre à disposição para ajudar, quem sabe até mesmo em algum conselho, a equipe eleita. Afinal, passada a eleição, todos voltam a ser vizinhos e conviverem diariamente.

 

Por: Guilherme de Paula Pires
Redação Viva o Condomínio
By | 2018-03-15T16:56:29+00:00 março 15th, 2018|Notícias|0 Comments

About the Author: