Sacada é quintal do apartamento

Home/Notícias/Sacada é quintal do apartamento

Vasos, painéis, hortas verticais, futons, cachepôs. Elementos que se aproximem do natural são ideais para sacadas; quem dispõe de grandes espaços pode até transformar o local em home office estiloso

Para quem mora em edifício, as sacadas muitas vezes funcionam como quintal. É local para respirar, pensar e, dependendo do tamanho, até para reunir a família.

A plataforma suspensa pode ganhar diversos contornos para tornar o ambiente mais agradável aos moradores. Para os designers de interiores Leticia Roque e Arthur Cantarelli Silva, do Design Coringa, a sacada é lugar para apreciar a beleza da natureza e a paisagem, mas pode assumir novas formas de uso conforme o perfil e as as necessidades do morador.

Segundo a dupla de designers, que atua no mesmo escritório, por ser um ambiente arejado e ter ligação com o ambiente externo, é relacionado principalmente com a natureza, sendo um dos elementos que influenciam diretamente no tipo de decoração usada.

Como pede decoração que remeta ao natural, os profissionais explicam que os moradores podem apostar em vasos, cachepôs e painéis de madeira ou sisal, que dão um toque zen ao ambiente. Outra dica é investir em bancos de madeira, poltronas de vime, almofadas, futons coloridos e pufes.

Segundo eles, os jardins verticais com flores e hortaliças são supercharmosos e dão função ao espaço. Se a sacada tiver churrasqueira e, portanto, fizer a função da área de churrasqueira, materiais como o inox, alumínio e pedras naturais ou sintéticas são bem-vindos. Em ambientes de churrasqueira também é preciso dar importância a móveis que atendam a este tipo de funcionalidade.

É importante escolher sempre materiais resistentes à ação da água e, para o piso, não utilizar materiais escorregadios como o porcelanato polido.

Para facilitar a circulação, vale a pena economizar na quantidade de móveis. Os designers explicam que o espaço precisa ser descontraído e relaxante. Portanto, é dispensável a preocupação em colocar muitos móveis.

Hortas verticais, móveis multifuncionais, decks com bancos e futons, cadeiras altas com mesinhas ou redes e decoração para integrar o ambiente são boas pedidas para sacadas pequenas.

Cores

A orientação dos profissionais é usar cores quentes, como vermelho, laranjado, amarelo, estampas floridas e tons amadeirados. Se a intenção é criar um ambiente integrado, a dica é utilizar tonalidades parecidas com a decoração interna, o que pode tornar o ambiente acolhedor e visualmente maior.

Mais espaço

Leticia e Silva explicam que grandes sacadas são ambientes perfeitos para quem gosta de reunir amigos e familiares para programas gourmet ou até mesmo para criar espaços inusitados, como um home office, área de relaxamento com Spa, ou ambiente para meditação, por exemplo. Eles alertam que, dependendo de qual a usabilidade escolhida para o ambiente, pode ser muito importante realizar o fechamento com vidro para garantir a funcionalidade em todas as estações. Neste caso, é preciso ficar atento às normas de condomínio, regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Corpo de Bombeiros, quando o assunto for fechamento da varanda.

 

Fonte: O diário

By | 2017-09-22T17:12:12+00:00 setembro 22nd, 2017|Notícias|0 Comments

About the Author: