Vantagens e sistemas de Individualização da Água em Condomínios

//Vantagens e sistemas de Individualização da Água em Condomínios

Por Andrea Mattos

Atualmente qualquer prédio pode receber um sistema de medição individual, as opções de sistemas aumentaram e até os edifícios mais antigos têm a possibilidade de implantar a medição e cobrança individual.

O número de condomínios que aderem à medição individualizada é crescente. Cálculos mostram que a economia pode atingir 50%, número bastante expressivo e importante em tempos onde a discussão sobre a falta da água está em todos os lugares. Além do lado financeiro, a medição individualizada tem outras vantagens. Em média, a economia gerada pela individualização é de 30%, mas pode atingir 50% em alguns casos. Os condôminos deixam de pagar a conta de água no condomínio e passam a receber a cobrança em casa. Esse sistema permite um controle maior sobre consumo e gasto. Percebe-se também uma redução na inadimplência, e o benefício se estende também à mensalidade do condomínio.

Uma das maiores vantagens, depois da economia, é o fato de poder cortar o fornecimento apenas da unidade que está com contas pendentes, em vez de prejudicar todo o condomínio. No entanto, é preciso ficar atento a essa possibilidade. Existem hoje vários sistemas de regulação de indivualização da água. Os mais usados são o sistema de radiofreqüência, o sistema digital, sistema de leitura pulsada e o sistema computadorizado.

Sistema Radiofreqüência

O setor de medição individual sempre tem novidades e uma das tecnologias que tem sido bastante procurada é a medição que utiliza radiofreqüência: é considerada precisa e segura, dispensando a instalação de quaisquer cabeamentos e centrais de computadores no condomínio. Existem vários modelos de radiofreqüência no mercado: uns utilizam sistema de compartilhamento, onde pode haver a utilização de até quatro hidrômetros para um único rádio; o mais atual, entretanto, utiliza um aparelho para um medidor e é conhecido como um por um.

O sistema consiste na instalação de um dispositivo radiotransmissor acoplado ao hidrômetro. O hidrômetro transmite o consumo de água apontado ao dispositivo que, por sua vez, envia as informações via rádio. A coleta dos dados é feita por um funcionário da empresa prestadora do serviço que, com um computador de mão especializado, em frente ao prédio, recebe as informações que são enviadas pelo dispositivo. Esse sistema dispensa a entrada de funcionários no condomínio. A recepção dos dados é feita do lado de fora do portão. Os dados armazenados neste computador de mão são descarregados na central da empresa que faz o gerenciamento dos dados – cálculo do consumo, ocorrência de vazamentos e podendo até apontar tentativas de fraude. Esses transmissores (com freqüência de 434 MHz) funcionam com baterias de lítio e a vida útil varia de 10 a 15 anos.

Sistema Digital

O sistema digital é simples e consiste na instalação de um hidrômetro na entrada de cada unidade do edifício. Nesse sistema, o hidrômetro gera dados que são armazenados em uma central e num computador. Um software faz o rateio da conta e medição pontual do consumo. Uma das vantagens desse sistema é que todo o rateio é feito pelo computador sem possibilidade de erro. O processo acompanha o conceito de edifício inteligente. Outro ponto positivo está relacionado à segurança: a leitura é feita remotamente e não há necessidade de acesso aos apartamentos. Em prédios antigos, é necessária adaptação. Instala-se o hidrômetro e levam-se cabos dos medidores de cada apartamento até o térreo. É possível fazer a adaptação em prédios já construídos, mas em São Paulo os prédios novos estão sendo construídos com instalação para leitura remota. O custo varia em função do número de apartamentos. Quanto mais apartamentos, menor o custo do software. Se a tubulação é de PVC, por exemplo, o custo cai. Se for de cobre, aumenta.

Jornalista colaboradora do Jornal do Síndico e da Folha do Síndico
http://www.jornaldosindico.com.br/jsnv/index.php?tab=artigo&id=274

By |2018-04-10T22:09:23+00:00julho 23rd, 2013|Notícias|Comentários desativados em Vantagens e sistemas de Individualização da Água em Condomínios

About the Author: