Pequenas faixas na parede, modelos redecorando a mesa ou mesmo ao redor do espelho são ideias diferentes para usá-los.

Versáteis e úteis, os azulejos decorados entraram definitivamente nas casas e apartamentos. Geralmente eles são encontrados em locais mais úmidos, como cozinhas, banheiros e áreas de serviço, dada a sua enorme capacidade de criar uma proteção nesses ambientes. Mas, atualmente isso deixou de ser um limite para eles, que invadiram salas e saíram inclusive das paredes. As regras são poucas, mas as variedades de tamanhos e estampas, muitas…

O ideal é pensar as inúmeras possibilidades e trazê-las para a sua realidade e gosto particular.

Belíssimos arabescos azuis sobre um fundo branco. É essa beleza clássica que os azulejos portugueses emprestam à decoração. Eles e outros artigos antiquíssimos voltaram com força total até mesmo como estampa de vestuário. Campeões em áreas gourmet ou cozinhas, eles são uma garantia de beleza e suavidade, de tradição e modernidade. A sua utilização é variada. Não existem muitas regras e impedimentos.

Você, por exemplo, pode fazer uma parede inteira com o mesmo desenho, buscando sempre áreas de “respiro” (partes da mesma parede ou paredes laterais em branco para aliviar o peso excessivo dos desenhos). Na parede atrás da pia, na base de um balcão ou como uma faixa estreita. Outra ideia é conjugar vários tipos de estampas montando ou mosaico, atentando-se, nesse caso, para o tamanho dos motivos das estampas para não ficarem muito discrepantes entre si. E se quer manter o ar “retrô”, opte pelo comprimento clássico 15 x 15 cm.

Você quer usar azulejos com estampas lindas e ousadas na sua casa, mas quer dar um tom moderno aos desenhos antigos? Uma dica para isso é intercalar azulejos lisos (de uma cor que combine) com outros decorados: um branco adornado de azul com outro inteiramente azul, por exemplo. O toque de tabuleiro em mármore é extremamente elegante e fica bastante fino em cozinhas e banheiros.

Para aproveitar a estampa dos azulejos você pode quebrá-lo em pedaços menores (usando sempre óculos de proteção e uma superfície lisa para execução da tarefa). Na recomposição dos cacos, você pode criar uma margem para ficar em torno do espelho que será afixado no banheiro. Use a sua imaginação e bom gosto. Caso prefira, você também pode misturar vários modelos.

Se você tem uma mesa de madeira pouco atraente – arranhada ou simplesmente sem muito estilo -, pode dar a ela uma nova vida. Usando azulejos coloridos ou estampados quebrados junto a outros inteiros decorados você pode fazer mosaicos ou composições de sua escolha sobre o tampo. O processo é bastante simples e, com um pouco de paciência e vontade, pode ser feito por você mesmo.

1) lixar a mesa (lixa de grão 200) e limpá-la com pano úmido, removendo os resíduos;

2) criar o padrão de desenho de sua escolha e deixá-lo marcado no tampo;

3) espalhar argamassa fina sobre ele com uma espátula dentada;

4) pressionar os azulejos sobre ela (ainda úmida), acomodar e aguardar que sequem e, depois que a superfície estiver seca,

5) limpá-los com uma esponja úmida fazendo movimentos circulares e retirando o rejunte. Moleza, não?

FONTE: .vivaocondominio.com.br