Contêiner: dinâmico e sustentável

Construções sustentáveis crescem no Brasil e dão espaço para o uso de materiais alternativos, como o container. São inúmeras as formas e estratégias de se desenvolver um espaço funcional, bonito e ecologicamente correto. E uma nova solução construtiva está ganhando espaço neste mercado sustentável, o contêiner. Quando no mar, ele pode ser visto apenas como um meio logístico de armazenamento e transporte de produtos. Já na terra, ele pode se transformar e ganhar inúmeras utilidades de forma rápida, ágil e com pouca geração de resíduos. Versáteis, podem ser utilizados para a criação de casas, escritórios, restaurantes ou qualquer outro material.

O proprietário da Total Storage Brasil, Perci Hultmann, explica que o contêiner marítimo vem chamando a atenção de profissionais da construção civil por ser versátil e de fácil manuseio e composição. “Na Europa já existem bairros inteiros feitos em contêiner com o mesmo conforto e qualidade de uma casa de alvenaria. Ele está deixando de ser visto como um quebra-galho para ser protagonista nos canteiros de obras, além de ter um custo em média 30% menor que o da construção convencional”, afirma.

A edição de 2014 da Casa Cor mostrou que é possível criar moradias em contêiner com sofisticação. A Casa Contêiner, projetada pelas arquitetas Carolina Leal Ribas e Denise Leal Ribas em parceria com a Total Storage Brasil, chamou a atenção na mostra com seus 90 m². Foram duas peças de 40 pés apenas para a casa e outros dois de 20 pés para a estrutura da garagem. O projeto faz uso de recursos arquitetônicos para espaços simples e abertos, que facilitam o aproveitamento total da área e de materiais nobres, como porcelanato e mármore.

De olho nas tendências

Os arquitetos Marcia Campetti e Tiago Campetti foram os convidados da 28º edição do “In Casa Impermix”. Durante o encontro que abordou o tema “Coolhunting na decoração: como identificar e descobrir tendências”, os participantes puderam conhecer ferramentas práticas de decoração a partir da observação de filmes e revistas. Na foto, Marcia e Tiago com os participantes.

Tarsila na vitrine

Os tecidos da marca JRJ inspirados nas obras de Tarsila do Amaral são os grandes destaques da vitrine assinada pela arquiteta Mariana Paula Souza, na Decormade Living. Quem passa pelo endereço da loja, na Vicente Machado, se depara com um luxuoso quarto na vitrine, onde os móveis da Decormade harmonizam com requinte entre os tecidos e papéis da JRJ e elegantes lustres de cristal.

Fonte: Obras24horas