Uma plataforma de gestão de condomínios, voltada ao acompanhamento dos hidrômetros, permite a medição remota e online do equipamento. Em meio à crise hídrica, a ferramenta pretende, segundo a BRCondos, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, dispor informações sobre o consumo de água aos moradores e síndico do edifício. De posse desses dados, de forma virtual, a empresa acredita que os condôminos consigam tomar providências que minimizem o desperdício.

O programa funciona através de um aparelho acoplado ao hidrômetro, que faz a leitura do medidor, e transmite as informações via internet ao software disponível na página do condômino e do síndico.

“Com este novo sistema, cada morador terá mais controle sobre diferentes dados, como: quanto gasta e fluxo de consumo. Poderá também criar parâmetros para a economia, ter a informação em tempo real, reduzir o gasto mensal e mais consciência em relação ao meio ambiente”, disse Hugo Fabiano Cordeiro, diretor da empresa.

Por meio da automação predial, combinação de hardware e software, a empresa monitora eletronicamente todos os equipamentos de um condomínio com o objetivo, segundo ela, de aperfeiçoar o tempo de manutenção em caso de falhas.

Como exemplo de aplicação, a BRCondos citou o controle do volume da caixa de água. “Quando o nível atinge 50%, é disparado um alarme eletronicamente para a Central da empresa, o que possibilita que este problema seja solucionado antes mesmo que a falta seja notada pelos moradores, destacou Hugo.

Ainda, segundo o empresário, ao mesmo tempo em que os condôminos têm acesso às informações, a administradora poderá pensar em outras maneiras de conscientização dos moradores. Os dados sobre o consumo podem ser compartilhados com o síndico para que ele converse com os moradores. “Queremos incentivar ações conscientes e automatizar processos que antes eram manuais e de difícil controle”, afirmou o diretor da empresa.

Fonte: Folha do Condomínio