Um dos assuntos mais comentados mundialmente é a sustentabilidade ambiental. Hoje em dia, ter atitudes sustentáveis e preocupar-se com o meio ambiente é mais do que um simples ato, é cuidar do amanhã. Em outras palavras, sustentabilidade é a geração atual se desenvolver de forma que as próximas gerações não sejam prejudicadas com o atual desenvolvimento.

A primeira pessoa a utilizar a palavra sustentabilidade foi a ex-primeira ministra da Noruega, Gro Brundtland, em 1987. Ela traduziu esta palavra como “suprir as necessidades do presente, sem afetar a habilidade das gerações futuras suprirem as próprias necessidades.” A partir de então, a preocupação em manter um meio ambiente essencial à sadia qualidade de vida para que todos possam usufruir, passou a ser um debate mundial.

Em que pese imaginarmos ser muito difícil a tarefa de fazer um mundo mais sustentável e ecologicamente correto, o desafio é imaginarmos como. Por isso, a expressão “pensar globalmente e agir localmente” adquire fundamental importância nas nossas rotinas diárias. Podemos então encarar problemas ambientais globais e por em prática nossas ações, assim como tarefas de casa. A escassez de água é constante em várias partes do mundo, e localmente, o que estamos fazendo para controlar ou impedir isto? Dai a importância de revermos nossos conceitos e atitudes e buscarmos alternativas para fazermos um mundo, uma cidade, um bairro, uma rua, mais sustentáveis. Para isso, separei dicas de hábitos sustentáveis para você seguir no seu dia a dia e na sua empresa. São atitudes simples, mas que farão toda a diferença:

• Evite descargas desnecessárias, já que cada descarga utiliza em média 10 litros de água.
• Feche a torneira sempre que ela não for necessária, como para ensaboar as mãos, escovar os dentes, fazer a barba. Uma torneira pode gastar até 12 litros de água em um minuto.
• Utilize lâmpadas fluorescentes compactas, elas duram 8 vezes mais e são 80% mais econômicas.
• Evite sempre que possível a iluminação artificial, dando preferência pra iluminação natural.
• Mantenha as lâmpadas ou protetores bem limpos, para aproveitar a energia na sua totalidade;
• Separe seu lixo, ele pode se transformar em outro produto;

Fonte: CondomínioSC